segunda-feira, 21 de novembro de 2011

APRENDER SEMPRE FOI O CAMINHO DA EVOLUÇÃO HUMANA

Achei muito interessante este texto do Cesar Romão e resolvi compartilhar...


Durante todo o passado da humanidade, os grandes momentos de evolução sempre foram aqueles onde as pessoas faziam descobertas e, no futuro, não será diferente.

Toda descoberta transformadora vem com o aprendizado, do entendimento de determinados assuntos e comportamentos. Aprender sempre foi e será a missão das pessoas. Quando não estamos preparados para aprender, não estamos preparados para viver. 

Somos movidos pelo conhecimento até onde nossos sonhos nos levam. Quando surgiu o programa PowerPoint, fiz o curso para utilizá-lo em minhas apresentações. 

Ao meu lado estudava o Sr. Carvalho, de 75 anos de idade. Perguntei a ele a razão de estar fazendo aquele curso de programas para computadores, e ele respondeu: 

- “Logo, logo, meus netos vão dominar esta máquina. Gosto muito de brincar com eles e não quero que pensem que sou ultrapassado. Eles são muito importantes para mim e, mesmo no exercício do amor, precisamos desenvolver competências para melhorar o convívio...”. 

O aprendizado nos coloca numa posição de visão ampliada sobre determinados assuntos, nos permite ter uma noção privilegiada de nossas escolhas e decisões. Quem faz opções baseadas em um maior número de informações, certamente fará a opção mais próxima do que realmente importa em sua vida. 

Até mesmo o silêncio nos faz aprender algo, pois sempre existe algo a conhecer; sempre existe algo a ser descoberto. Somos um eterno mistério que somente através do aprendizado pode ser percorrido e vivenciado de maneira positiva. A voz do Universo sempre deseja que algo seja mostrado para incentivar nossa vontade de crescer; a voz do Universo é um eterno sinal de aprendizado, mas é necessário que nossos olhos e coração permitam que esta voz ecoe em nossas vidas. Sempre existe um aprendizado, até mesmo quando achamos que não estamos aprendendo nada. 

O aprender é a chama que nos mantêm vivos e à busca de novas oportunidades. Viver aprendendo, ou ensinando algo a alguém, é a forma que temos de passar pelo mundo deixando nossa marca, aprendendo o máximo que pudermos e repassando às pessoas que estão ao nosso redor. Seja uma simples oração até o mais complexo exercício de matemática. Aprender é vida e, com o aprendizado, a evolução da espécie humana estará acompanhando a evolução dos tempos e não ficando estagnada, como se estivéssemos na idade da pedra lascada.

Aprenda sempre. Com os mais velhos que têm muito a ensinar: com os filhos e pares que ensinarão os mistérios do amor; e, principalmente, com o Ser Supremo, que lhe mostrará sua missão nesta passagem terrena. Aproveite seu tempo!


Cesar Romão
www.cesarromao.com.br

4 comentários:

Mah disse...

Estranho dizer isso, mas o momento em que mais aprendo é aquele no qual eu ensino...

= )

bjo

Verônica Barbosa disse...

Então, você vive perfeitamente o que diz Paulo Freire, aquele que ensina aprende ao ensinar...beijos!

Lari disse...

Aprender é sempre bom, melhor ainda é encontrar bons mestres pelo nosso caminho!

Pati Eça disse...

De fato somos movidos pelo conhecimento.
Beijo